⚡Faturas por E-mail (CEMIG)
O processo consiste em localizar o e-mail “faturas” disponibilizado na página da unidade na SolarZ e cadastrá-lo no perfil do cliente junto à concessionária. Após esse cadastro, é necessária a ativação da opção de fatura digital, o que inibe a emissão de faturas impressas. A partir desse momento, as faturas passam a ser emitidas mensalmente e enviadas por e-mail para o endereço da SolarZ, sendo posteriormente encaminhadas ao e-mail do cliente.
Passo 1
Esse artigo tem o intuito de auxiliar o integrador a realizar o processo de cadastramento do e-mail da plataforma SolarZ na concessionária, a fim de receber as faturas do cliente e garantir a emissão do relatório detalhado.
Na aba Unidades, localize a unidade desejada. Em seguida, clique sobre o nome da unidade para acessar a página correspondente.

Passo 2
Clique na opção ‘configurações’ e logo depois em ‘cadastrar e-mail’.

Passo 3
Após clicar em Cadastrar E-mail, será exibido um pop-up no qual será possível localizar o endereço de e-mail que deverá ser cadastrado junto à concessionária como fatura digital. Nesse mesmo pop-up, também é possível informar o e-mail do cliente, para que a plataforma encaminhe mensalmente as faturas diretamente a ele. É fundamental marcar a opção Ativar faturas por e-mail para garantir o envio digital.

Observação: A opção “E-mail para cadastro na concessionária” corresponde ao endereço que deve ser registrado como fatura digital junto à concessionária, garantindo o recebimento das faturas. Já a opção “E-mail para receber as faturas” refere-se ao e-mail pessoal do cliente, para o qual a SolarZ encaminhará a fatura assim que seu recebimento for identificado em nossa plataforma.
Passo 4
Após identificar o e-mail destinado ao cadastro como fatura digital, siga o processo abaixo para cadastrá-lo na concessionária. Esse passo é fundamental para que a SolarZ possa ter acesso às faturas do cliente.
Como cadastrar a fatura digital na CEMIG
Para cadastrar a fatura digital na CEMIG, acesse a Agência Virtual do cliente na página da instalação desejada. Em seguida, clique sobre o nome do cliente; aparecerá a opção “Editar dados de acesso”.

Em seguida, você será direcionado para a página de edição de dados. No campo de e-mail, insira o endereço correspondente à unidade, conforme localizado na Solarz, logo após, clique em ‘salvar’.

Volte para a página principal, role para baixo até localizar a barra de serviços e clique na opção "Conta Digital".

Na página de "Conta Digital", logo abaixo estarão as informações da unidade e o botão "Aderir à Conta Digital". Clique nesse botão para prosseguir.

O termo de adesão será exibido. Leia atentamente e aceite os termos para continuar.

Após aceitar os termos, o processo será concluído e o e-mail estará cadastrado para receber a fatura digital. A partir das próximas faturas, a Solarz passará a recebê-las automaticamente por e-mail assim que a concessionária as emitir.

Pronto, processo finalizado!
Uma vez concluído o processo, as próximas faturas serão automaticamente enviadas para o e-mail da SolarZ, não sendo necessário cadastrar as credenciais de acesso da unidade.
É importante ressaltar que esse procedimento garante apenas o recebimento das faturas emitidas a partir da conclusão do cadastro. As faturas anteriores deverão ser inseridas manualmente na plataforma, saiba como: Inclusão das Faturas Anteriores.
Vale ressaltar que, se as faturas forem enviadas pela concessionária em formato PDF com proteção por senha, é imprescindível cadastrar essa senha na página da unidade para viabilizar a leitura dos dados pelo sistema. Saiba como cadastrar a senha do PDF: CLIQUE AQUI