⚡Faturas por E-mail (ENEL - SP)
O processo consiste em localizar o e-mail “faturas” disponibilizado na página da unidade na SolarZ e cadastrá-lo no perfil do cliente junto à concessionária. Após esse cadastro, é necessária a ativação da opção de fatura digital, o que inibe a emissão de faturas impressas. A partir desse momento, as faturas passam a ser emitidas mensalmente e enviadas por e-mail para o endereço da SolarZ, sendo posteriormente encaminhadas ao e-mail do cliente.
Passo 1
Esse artigo tem o intuito de auxiliar o integrador a realizar o processo de cadastramento do e-mail da plataforma SolarZ na concessionária, a fim de receber as faturas do cliente e garantir a emissão do relatório detalhado.
Na aba Unidades, localize a unidade desejada. Em seguida, clique sobre o nome da unidade para acessar a página correspondente.

Passo 2
Clique na opção ‘configurações’ e logo depois em ‘cadastrar e-mail’.

Passo 3
Após clicar em Cadastrar E-mail, será exibido um pop-up no qual será possível localizar o endereço de e-mail que deverá ser cadastrado junto à concessionária como fatura digital. Nesse mesmo pop-up, também é possível informar o e-mail do cliente, para que a plataforma encaminhe mensalmente as faturas diretamente a ele. É fundamental marcar a opção Ativar faturas por e-mail para garantir o envio digital.

Observação: A opção “E-mail para cadastro na concessionária” corresponde ao endereço que deve ser registrado como fatura digital junto à concessionária, garantindo o recebimento das faturas. Já a opção “E-mail para receber as faturas” refere-se ao e-mail pessoal do cliente, para o qual a SolarZ encaminhará a fatura assim que seu recebimento for identificado em nossa plataforma.
Passo 4
Após identificar o e-mail destinado ao cadastro como fatura digital, siga o processo abaixo para cadastrá-lo na concessionária. Esse passo é fundamental para que a SolarZ possa ter acesso às faturas do cliente.
Como cadastrar como fatura digital na Enel - SP
Para realizar o cadastro da fatura por e-mail na Enel-SP, acesse a agência virtual do cliente referente à instalação desejada e clique na opção 'Serviços', localizada ao lado do nome 'Perfil'.

Na página de serviços clique em ‘contas e pagamentos’.

Em seguida, clique na opção 'Gerenciar envio da conta'.

Ao ser direcionado para a página de gerenciamento, localize a opção 'Conta por e-mail' e clique em 'Ativar'.

Use como e-mail principal o que foi localizado na página da unidade na SolarZ e confirme-o no campo seguinte. No campo de e-mail secundário, insira um e-mail pessoal do cliente. Logo depois clique em ‘finalizar’.

Pronto, o processo foi finalizado.

Com isso, a SolarZ passará a receber as faturas desta unidade assim que forem geradas pela concessionária.
Uma vez concluído o processo, as próximas faturas serão automaticamente enviadas para o e-mail da SolarZ, não sendo necessário cadastrar as credenciais de acesso da unidade.
É importante ressaltar que esse procedimento garante apenas o recebimento das faturas emitidas a partir da conclusão do cadastro. As faturas anteriores deverão ser inseridas manualmente na plataforma, saiba como: Inclusão das Faturas Anteriores.
Vale ressaltar que, se as faturas forem enviadas pela concessionária em formato PDF com proteção por senha, é imprescindível cadastrar essa senha na página da unidade para viabilizar a leitura dos dados pelo sistema. Saiba como cadastrar a senha do PDF: CLIQUE AQUI