⚙️ Importação e Configurações de Usinas
Importação de Usinas
Para iniciar o cadastro das usinas, é necessário integrar o seu portal raiz de monitoramento com a Solarz, permitindo a importação automática das informações da usina para o sistema.
Para realizar essa integração, acesse o menu principal (ícone dos três traços no canto superior esquerdo da tela) e selecione a opção “Portais”.

Na aba “Portais”, será exibida uma lista com todos os portais disponíveis para integração. Utilize a barra de pesquisa para digitar o nome do portal desejado ou role a página até encontrá-lo.

Ao localizar o portal desejado, clique em ‘adicionar credencial’.

Em seguida, será exibido um pop-up para que você informe o login e a senha do portal raiz. Preencha os campos com os dados correspondentes e clique em “Salvar” para finalizar a integração.

Em alguns portais, além do login e senha, será necessário informar também a API ou token de acesso. Sempre que esses dados adicionais forem exigidos, haverá um artigo de instruções disponível para orientá-lo na obtenção das informações.
Basta clicar no atalho exibido no pop-up, em “Procedimento para requisitar a API”.

Após concluir a integração, o sistema o direcionará para uma página com a lista de usinas vinculadas à credencial cadastrada. Selecione uma ou mais usinas que deseja importar e, em seguida, clique em “Importar usinas”.

Ao clicar em “Importar usinas”, o sistema exibirá um pop-up com duas opções de configuração:
Selecione os colaboradores que terão acesso as usinas importadas: defina se a visualização da usina será liberada ou não para determinados colaboradores.
Selecione a licença: escolha entre cadastrar a licença Premium — que oferece recursos avançados como geração de relatórios detalhados, cadastro de tags, acesso a faturas, abertura de tickets e gestão de desempenho — ou optar pelo acesso gratuito, que permite apenas o acompanhamento da geração de energia.
Após a seleção dos dados, clique em ‘importar’.

Após preencher todos os dados, clique em “Importar”.


Configuração da Usina
Ao realizar a importação da usina, acesse a página da usina importada e verifique se as informações de potência, data de instalação e endereço foram corretamente importadas do Portal Raiz.
Para realizar essa validação, acesse as configurações da usina.

Clique em ‘editar cadastro’

Você será direcionado para uma página de preenchimento das informações necessárias.
Clique em “Usina”.
Ao acessar essa seção, serão exibidos alguns campos para preenchimento, como nome, potência, data de instalação, total investido e geração anual acordada.
Caso algum desses dados não esteja correto ou não tenha sido importado, preencha as informações corretamente e clique em “Salvar”. É importante destacar que os dados de geração anual prevista serão calculados automaticamente a partir do preenchimento dos campos de latitude, longitude e potência pico da usina.

Para cadastrar o endereço, clique em “Endereço” e preencha os dados correspondentes.

Após finalizar o preenchimento dos dados, clique em “Salvar”.
Em seguida, você será direcionado para a importação dos dados da nuvem, ou seja, serão importadas as informações de geração da empresa disponíveis no portal raiz.
Ao aparecer o pop-up de confirmação, clique em “Sim” para confirmar a importação.

Você será direcionado para a página de visão geral da usina, onde aparecerá o pop-up para importação dos dados. Clique em “Baixar dados da nuvem” para prosseguir.

Selecione o período que deseja importar e clique em “Importar dados” para iniciar o processo.

O sistema processará os dados e importará as informações e alinhar o prognóstico com base nos dados cadastrados.

Pronto, os dados estão alinhados.

Cadastro de Sistema de Crédito (Lista de Compensação)
Logo que realizar a regularização do cadastro, acesse a página da usina, vá até a aba “Sistema de Crédito” e clique em “Adicionar nova lista”.

Preencha os dados da unidade geradora, incluindo concessionária, código da unidade, classificação e modalidade tarifária. Quando todos os dados tiverem preenchidos clique em ‘alterar’.

Se o sistema de crédito da usina possuir uma ou mais unidades beneficiárias, clique em “Adicionar unidade” para criar uma nova ou selecionar uma já existente.

Após preencher a vigência e definir a distribuição da porcentagem de compensação para cada unidade, clique em “Concluir”.

Com esses dados preenchidos, o sistema de crédito estará criado. Agora, é hora de cadastrar o e-mail da Solarz como fatura digital na concessionária, garantindo o acesso automático às faturas assim que forem geradas.

Faturas por E-mail
O processo consiste em localizar o e-mail “faturas” disponibilizado na página da unidade na SolarZ e cadastrá-lo no perfil do cliente junto à concessionária. Após esse cadastro, é necessária a ativação da opção de fatura digital, o que inibe a emissão de faturas impressas. A partir desse momento, as faturas passam a ser emitidas mensalmente e enviadas por e-mail para o endereço da SolarZ, sendo posteriormente encaminhadas ao e-mail do cliente.
Esse artigo tem o intuito de auxiliar o integrador a realizar o processo de cadastramento do e-mail da plataforma SolarZ na concessionária, a fim de receber as faturas do cliente e garantir a emissão do relatório detalhado.
Na aba Unidades, localize a unidade desejada. Em seguida, clique sobre o nome da unidade para acessar a página correspondente.

Clique na opção ‘configurações’ e logo depois em ‘cadastrar e-mail’.

Após clicar em Cadastrar E-mail, será exibido um pop-up no qual será possível localizar o endereço de e-mail que deverá ser cadastrado junto à concessionária como fatura digital. Nesse mesmo pop-up, também é possível informar o e-mail do cliente, para que a plataforma encaminhe mensalmente as faturas diretamente a ele. É fundamental marcar a opção Ativar faturas por e-mail para garantir o envio digital.

Observação: A opção “E-mail para cadastro na concessionária” corresponde ao endereço que deve ser registrado como fatura digital junto à concessionária, garantindo o recebimento das faturas. Já a opção “E-mail para receber as faturas” refere-se ao e-mail pessoal do cliente, para o qual a SolarZ encaminhará a fatura assim que seu recebimento for identificado em nossa plataforma.
Após identificar o e-mail destinado ao cadastro como fatura digital, consulte a concessionária para verificar o procedimento de habilitação da fatura por e-mail. Esse passo é fundamental para que a SolarZ possa ter acesso às faturas do cliente.
Uma vez concluído o processo, as próximas faturas serão automaticamente enviadas para o e-mail da SolarZ, não sendo necessário cadastrar as credenciais de acesso da unidade.
É importante ressaltar que esse procedimento garante apenas o recebimento das faturas emitidas a partir da conclusão do cadastro. As faturas anteriores deverão ser inseridas manualmente na plataforma, para incluir a fatura siga manualmente o processo a seguir.
Upload de Faturas (Cadastro de Faturas Antigas)
Vamos orientá-lo para realizar o upload da fatura em PDF na plataforma SolarZ. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
No menu selecione a opção 'Faturas'.

Clique na opção indicada ou arraste o arquivo na área.

Selecione a fatura nos seus arquivos .

Selecione a Concessionária.

Aguarde carregar a leitura

Para que a solarZ consiga ler o arquivo corretamente, é necessário:
✓ Cadastrar as informações da unidade com a Concessionária, Conta Contrato e o grupo de Classificação da Fatura, conforme a mesma.
✓ O arquivo ser em PDF, original (arquivo de leitura).
Clique no botão 'Salvar'.

Fatura lida e salva com sucesso. Assim que as faturas estiverem disponíveis no sistema, o relatório será gerado automaticamente ou, se preferir, poderá ser emitido manualmente.
Realizado esse processo e a finalização do cadastro, é importante liberar o acesso para que o cliente possa acompanhar a geração e os relatórios.
Para isso, será necessário vincular a usina ao seu respectivo proprietário.
Com as faturas já incluídas, acesse a página da usina, vá até a aba “Relatórios” e clique em “Gerar relat. mês/ano” para gerar os relatórios dos meses desejados.

Para criar o cadastro do seu cliente e vinculá-lo a usina, você pode fazer de duas formas
Opção 1:
Na página da usina, clique em 'Vincular proprietário'

Se já criou o cadastro do cliente, conforme a opção 2, basta selecionar e clicar em salvar. Casa ainda não tenha criado, clique em 'Adicionar novo cliente a essa usina'.

Preencha todas as informações com os dados do seu cliente corretamente.

Nome: preencha com o nome completo do seu cliente ou como ele prefere ser chamado
E-mail: precisa ser um e-mail que o seu cliente tenha acesso, pois será através dele que será possível acessar o app da SolarZ
Documento: preencha com CPF do seu cliente ou CNPJ, no caso de Pessoa Jurídica
Código/DDD/Telefone: insira o código do país, o DDD e o número de telefone do seu cliente.
Mantenha a opção "Deseja enviar um email para esse novo cliente? marcada, caso já queira notificar o seu cliente que o cadastro dele foi criado e então ele poder criar sua senha do app.
Para concluir seleciona a opção 'Adicionar Cliente'.

Caso tenha contas de colaboradores criadas na sua conta, selecione os colaboradores que terá a cesso ao cadastro desse cliente. Em seguida clique em 'Salvar'.

Opção 2:
Selecione no menu a opção 'Clientes' e, em seguida, clique no botão de 'Adicionar Cliente'

Preencha todas as informações com os dados do seu cliente corretamente, assim como mostrado na primeira opção.
Repita o restante dos passos.

Após finalizar o cadastro do cliente, ele receberá um e-mail para iniciar o registro no aplicativo.
Caso prefira, você pode definir uma senha ou reenviar o código de acesso ao cliente.
Para isso, acesse a página do cliente em Configurações e selecione a opção desejada.

Pronto! O cadastro do seu cliente foi salvo com sucesso e a configuração da sua usina foi concluído.