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SolarZPay

Esse artigo tem como intuito auxiliar os integradores no primeiro acesso ao SolarZPay.

A plataforma SolarZPay veio para auxiliar os integradores no controle financeiro, registrando as vendas e criando pacotes de assinaturas que são oferecidos para o cliente final, alavancando assim o faturamento mensal das empresas integradoras.

Para acessar a plataforma SolarZPay basta clicar no menu lateral do seu dashboard e localizar a opção financeiro

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📘 Primeiro acesso

No primeiro acesso o integrador deverá realizar o cadastro dos seus dados bancários.

Atenção: os dados bancários cadastrados na plataforma financeiro devem pertencer aos CNPJ cadastrada na SolarZ

Seguiremos um passo a passo para realizar o cadastro.

Clicando a primeira vez na aba de suporte será apresentado a opção de cadastros de endereço

Preencha com as informações solicitadas em cada uma das etapas

  1. Endereço:

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  1. Dados pessoais:

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  1. Dados financeiros:

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Os dados bancários devem ser do mesmo CNPJ cadastrado na nossa plataforma SolarZ

é importante também utilizar o DV informado no cartão para contas que apresentam DV X ou 0

  1. Assim que foi concluído será apresentado uma página para confirmação dos dados cadastrados.

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  1. Verifique com atenção e caso esteja correto é só finalizar e você será direcionado para a página inicial SolarzPay.

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A partir daqui será possível criar assinaturas e vendas de serviços para o cliente final e realizar a cobrança e controle utilizando a nossa plataforma.

📘 Primeira venda - SolarzPay

Após realizar o cadastro na SolarzPay você integrador abrirá o dashboard onde você encontrará um resumo de informações sobre o andamento financeiro da empresa, por hora todos previamente zerados. Para que seja possível realizar uma venda pela plataforma será necessário que o cadastramento de planos e produtos.

📘 Cadastrando Produto

Clicando no botão planos e produtos você será direcionado para a página onde é apresentado os planos e produtos que foram cadastrados, clicando no botão “+ novo cadastro” será apresentado um popup onde você deve escolher se vai cadastrar um plano de assinatura ou apenas um produto.

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Selecionando a opção de produto o popup apresentado solicitará o preenchimento de algumas informações como: Nome do produto, Descrição, Tipo, se é produto ou serviço e qual o valor, com as informações preenchidas é só clicar em cadastrar produto.

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Esse cadastro deve ser feito para cada produto ou serviço que seja vendido através da plataforma

 

📘 Cadastrando Plano (Assinatura)

Já com o produto devidamente cadastro clicaremos novamente no botão “+ novo cadastro” e cadastraremos um novo plano.

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Para cadastrar um novo plano as informações solicitadas são um pouco mais complexas, por isso é necessário atenção na hora de preencher as informação de: Nome do plano, Identificador, Recorrência (mensal ou anual) e qual o limite de ciclos que o plano pode ser renovado automaticamente

Se for selecionado a opção limitada, também deve preencher qual o número de ciclo que ele pode ser renovado

Após isso deve ser configurada as formas de pagamento que serão disponibilizadas para o cliente, feito isso incluiremos o produto que fará parte desse plano, assim que o produto for selecionado será apresentado o valor que foi configurado para ele no campo de produtos e serviços do plano.

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A quantidade de produtos que você pode adicionar é ilimitada, porém pelo menos um deles deve ter uma recorrência cadastrada. 

Após a conclusão do cadastro tanto o plano como o produto serão apresentados na opção de planos e produtos, nas respectivas áreas de planos e produtos cadastrados.

📘 Primeira venda (venda avulsa)

 Assim que for cadastrado o produto e o plano já será possível realizar a sua primeira venda, as opções serão de venda avulsa ou assinatura.

 

Para realizar sua primeira venda você deve selecionar a opção de vendas>Nova venda e no popup apresentado você selecionará se será feita uma venda de uma assinatura (plano) ou uma venda avulsa (produto separado)

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Selecionando a opção de venda avulsa seremos direcionados para a página de vendas onde indicaremos para qual cliente essa venda será feita e para qual usina

podemos selecionar mais de uma usina caso seja necessário, ou também sendo possível realizar uma venda apenas selecionando o cliente, não vinculando nenhuma usina08.png

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Na página seguinte indicaremos qual produto que iremos vender para esse cliente, para selecionar o produto ou serviço a ser vendido o integrador só precisa buscar pelo produto cadastrado na barra de busca.

conforme selecionamos os produtos será possível verificar que as informações da compra desse cliente no quadro no canto direito da tela

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Na página seguinte será configurado a forma de pagamento dessa compra, entre as opções de pix, catão de crédito e boleto, e a data de vencimento.

lembrando que a data de vencimento é o limite de prazo que esse cliente terá para efetuar esse pagamento.

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uma vez realizada uma venda com o cartão do crédito do cliente, esse tipo de pagamento será configurado como pagamento padrão e sempre for solicitado um novo pagamento para esse cliente será considerada essa informação

Ao final dessa configuração será apresentado a página de review para que você possa verificar as informações preenchidas no ato da venda.

Nessa pagina também é possível configurar a notificação do cliente, podendo escolher entre enviar uma mensagem por whatsapp, por e-mail ou as duas opções.

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📘 Primeira venda (Assinatura)

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Para realizar a venda de uma assinatura o processo é semelhante, porém com algumas observações, sendo a primeira delas que a opção de vendas de assinaturas só é possível para clientes do plano profissional, e ainda na primeira página você já selecionará o plano que deseja vender a esse cliente.

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Na página seguinte você poderá verificar as informações de produtos cadastradas nesse plano, além de poder editar os valores e adicionar novos produtos ao plano.

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Na confirmação de pagamento você deverá configurar o tempo de contrato, o ciclo de pagamento (quantas vezes será cobrado esse valor do cliente - mensal, trimestral, semestral ou anual) e a forma de pagamento

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A opção de parcelamento só estará disponível para os ciclos a partir do trimestral, e o valor da parcela não pode ser inferior a R$ 5,00

A configuração da data de vencimento determina até quando o pagamento estará disponível e aqui você será apresentado a opção de “criar assinatura sem cobrança” por padrão ela virá desmarcada, para que esse plano só seja ativado após o pagamento da primeira mensalidade, caso você deseje desconsidera esse pagamento de ativação e assim que finalizar a configuração essa assinatura já se torne ativa é só marcar essa opção e configurara data para o próximo pagamento.

Assim que concluir essa configuração é só avança e realizar o último checkup antes de enviar a notificação para o cliente final, da mesma forma que é feito na opção de venda avulsa.

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Realizado o checkup das informações da assinatura você só precisará finalizar a assinatura e notificar o cliente, essa assinatura já ficará disponível na aba de assinaturas e o link de pagamento disponível para o seu cliente.

📘 Conta IUGU - Convite

Assim que é criada a sua conta no solarzpay o integrador deve solicitar ao seu consultor ou através do suporte, o envio do convite da sua Subconta IUGU.

Esse convite é enviado por e-mail e é o primeiro passo para criar a sua conta

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Assim que clicar no botão de Aceitar convite o integrador será direcionado para a pagina do IUGU onde será possível preencher com as informações de login do integrador.

E-mail

essa opção virá preenchida automaticamente, faça confirmação do e-mail cadastrado e siga para o próximo passo.

Celular

Cadastre um telefone para contato, pode ser o mesmo cadastrado na plataforma Solarz.

Senha

Cadastre uma senha personalizada, essa senha será utilizada junto ao autenticador para acessar a plataforma IUGU.

logo em seguida confirme a senha cadastrada, garanta que as duas senhas informadas sejam exatamente as mesmas.

Localização

Considere como localização o idioma a ser utilizado na plataforma.

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Após concluir essa etapa o integrador será direcionado a pagina de login do IUGU, durante o primeiro login será realizado a validação de autenticação de dois fatores.

Acesse a sua conta com login e senha cadastrados na etapa anterior.

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Assim que chegar nessa etapa será necessário ativar a autenticação de dois fatores, para isso o integrador deverá baixar um aplicativo de autenticação OTP, a plataforma oferecerá três opções:

Google Authenticator
Microsoft Authenticator
Okta Verify
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O integrador deve realizar login no aplicativo de autenticação deve ser feito com o mesmo e-mail cadastrado no IUGU

com o aplicativo de autenticação baixado faça a leitura do QR Code apresentado na tela e insira o código gerado no campo abaixo.

Pronto, a etapa de cadastro foi concluída, você só precisará deslogar e logar novamente, assim que incluir login e senha você será direcionado para essa pagina onde irá incluir o novo código gerado no aplicativo de autenticação.

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Sempre que for realizar login na plataforma será necessário a utilização do aplicativo, por isso é importante que esse autenticador seja cadastrado em um aparelho de uso exclusivo do responsável pela conta.

após isso o integrador será direcionado para a pagina inicial do IUGU

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📘 Conta IUGU - Saque

A solicitação de saque na plataforma do IUGU é simples, o integrador apenas precisará acessar a pagina inicial do IUGU e clicar no ícone da mão com uma seta para cima, que fica localizada na barra da lateral esquerda do IUGU.

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E em seguida clicar no botão Nova para solicitar a transferência.

A transação será realizada para a conta cadastrada no solarzpay

Na pagina seguinte será apresentado o saldo disponível para saque e o campo para que seja preenchido o valor que o integrador deseja sacar.

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para validar a conta destino da transferência o integrador pode clicar no botão CONTAS e ele será direcionado para pagina onde ele pode fazer a validação.

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Processo concluído, agora é com você integrador.

caso precise de ajuda você sempre pode contar com nossa equipe de Customer Success.

📘 Atualização de Status de Assinaturas

Visando a melhor compreensão das informações de Status das assinaturas nossa equipe realizou uma atualização na apresentação dessa informação em nossa plataforma, seguindo a partir da data de lançamento desse artigo as seguinte configurações.

Regular:

Assinatura Regular será aquela que satisfazer as seguintes condições:

  • Não possui nenhuma cobrança em atraso

  • Possui todos os ciclos criados

  • Possui todos os ciclos pagos ou em aberto

  • Todos os ciclos possuem pelo menos uma cobrança de renovação

  • Tem pelo menos uma cobrança paga em algum ciclo

Irregular:

Assinatura Irregular será aquela que satisfazer as seguintes condições:

  • Uma assinatura não possui todos os ciclos fechados quitados.

  • O somatório das cobranças da assinatura é menor que o esperado pelos ciclos

  • Uma assinatura não possui um ciclo mais deveria possuir

Em Ativação:

Assinatura Em Ativação será aquela que satisfaz as seguintes condições:

  • Não possui nenhum ciclo

  • Possui ciclos e cobranças, mas nunca recebeu nenhum pagamento em nenhum ciclo

Cancelada:

Assinatura Cancelada será aquela que satisfaz as seguintes condições:

  • Assinatura cancelada manualmente pelos usuários

Em Atraso:

Assinatura Em atraso será aquela que satisfazer as seguintes condições:

  • Possui pelo menos uma cobrança em um ciclo com o status em atraso

Em especial o status em questão é referido as cobranças de ciclos dentro da assinatura, podendo assim coexistir a outros status como por exemplo: Assinatura: Regular - Cobranças do ciclo: Em Atraso ou ainda Assinatura: Irregular - Cobranças do ciclo: Em Atraso

É importante destacar que os status seguirão a seguinte ordem de prioridade:

Em atraso>Irregular>Regular>Em ativação

isso significa que caso uma assinatura apresente o status irregular e dentro dessa assinatura apresentar uma cobrança com o status em atraso a informação a ser apresentada no dashboard é a de em atraso.

📘 Integração CRM SolarZPay

Para garantir a integração entre as plataformas de CRM e SolarZPay é necessário que o integrador tenha um funil relacionado na opção de Financeiro/Cobrança

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Essa interação criará de um CARD no funil de cobrança onde o integrador poderá realizar o acompanhamento das cobranças dentro do CRM - esse CARD será identificado por um ID especifico que ficará disponível para o integrador dentro da assinatura do cliente.

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Para que essa integração seja disponibilizada para o integrador é necessário que o integrador acione o Chat Suporte para que seja liberado a autorização.

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