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⚡ Faturas por E-mail (Energisa)

Método 1 (Fatura digital)

Anteriormente para baixar faturas automáticas da Energisa era possível apenas por CPF/CNPJ + senha até junho/2023, entretanto atualmente não é mais possível, pois a ENERGISA implementou uma verificação de dois fatores, em que é enviado um código de confirmação por Email ou SMS, devido a isso é necessário que a SolarZ colete esse código de confirmação por meio do login 2F para baixar as faturas do cliente, que vai solicitar CPF/CNPJ + e-mail, esse procedimento consiste em dois passos em sequência do artigo; é realmente importante seguir todos corretamente para que as faturas sejam puxadas de forma correta e seja gerado o relatório detalhado.

Esse primeiro método visa garantir que sua fatura seja automaticamente recebida assim que a Energisa a emitir, permitindo que realizemos o upload imediato no sistema da Solarz.

Primeiro é preciso que a conta Cliente do seu cliente esteja com uma usina vinculada, onde a unidade dessa usina seja da Energisa.

Na aba Clientes, busque pelo nome do seu cliente em questão

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Depois, clique no nome do cliente e em seguida clique nessa setinha laranja ao lado do nome do seu cliente para poder acessar a página do seu cliente.

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Após isso, na conta Cliente do cliente, na aba de Configurações, irá constar o e-mail unitário que deverá ser cadastro na Energisa para podermos coletar esses dados.

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Importante lembrar que não é para cadastrar esse e-mail da imagem, pois é apenas um exemplo.

Com o e-mail de faturas da SolarZ gerado, agora você vai entrar na concessionária para realizar o cadastro do e-mail: Agência Digital ENERGISA

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Após acessar a conta na ENERGISA, Cadastre como meio de login da Energisa o email para cadastro na concessionária:

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Caso ele não tenha nenhum e-mail cadastrado, vai precisar cadastrar um e realizar todo o procedimento anterior. Se for a primeira vez que está cadastrado um e-mail, pode demorar até 120 horas para ser processado.

Após concluir o cadastro do e-mail, é necessário entrar em contato com o suporte da concessionária, por WhatsApp, e solicitar o envio da fatura digital para o e-mail informado.

Importante: o cadastro da fatura digital na Energisa só pode ser feito por meio de atendimento (WhatsApp ou SAC). Não é possível realizar esse procedimento pela agência virtual.

Contatos para solicitar fatura digital:

Energisa Acre
SAC: 0800 647 7196
WhatsApp: (68) 99233-0341

Energisa Mato Grosso
SAC: 0800 646 4196
WhatsApp: (65) 99999-7974

Energisa Mato Grosso do Sul
SAC 0800 722 7272
WhatsApp: (67) 99980-0698

Energisa Minas Rio
SAC: 0800 032 0196
WhatsApp: (32) 98426-1352

Energisa Paraíba
SAC: 0800 083 0196
WhatsApp: (83) 99135-5540

Energisa Rondônia
SAC: 0800 647 0120
WhatsApp:(69) 99358-9673

Energisa Sergipe
SAC: 0800 079 0196
WhatsApp: (79) 98101-0715

Energisa Sul Sudeste
SAC: 0800 701 0326
WhatsApp: (18) 99120-3365

Energisa Tocantins
SAC: 0800 721 3330
WhatsApp: (63) 99222-6664

Feito o procedimento, agora você vai dentro da SolarZ acessar a unidade, selecionar o meio de Login 2F e cadastrar o CPF e o e-mail SolarZ que foi cadastrado na ENERGISA.

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Concluído esse passo, a nossa plataforma já disponibilizará as faturas emitidas pela concessionária e será possível a emissão de relatórios para o cliente final.

Caso o cliente não concorde com a alteração, siga o passo a passo abaixo.

Método 2 (reencaminhamento de e-mail):

Para casos em que o cliente não deseje remover o seu e-mail do portal da concessionária disponibilizamos a opção de reencaminhamento para o e-mail da Solarz a partir do e-mail do cliente. 
Passo a Passo a ser feito dentro do e-mail do cliente que recebe as faturas da Energisa, importante destacar que o e-mail usado para o passo do método anterior e do método atual são diferentes.

1. Para regra de encaminhamento por e-mail, vamos primeiro pegar o e-mail de encaminhamento na página de UNIDADES, basta buscar a unidade pelo nome ou número da UC e clicar em seu nome:

2. Agora na página da unidade, vamos na aba de "Configurações" e na opção "Faturas por Email":

3. O e-mail para adicionar no encaminhamento vai ser exibido em "E-mail para cadastro na concessionária", caso queira que após que esse e-mail receba a fatura reencaminhe para outro e-mail, basta cadastrá-lo abaixo na opção "E-mail para receber faturas". Após isso, marca a opção "Ativar Faturas por E-mail" e clica em Salvar.

4. Agora com o e-mail de encaminhamento em mãos, vamos realizar a configuração de encaminhamento no Gmail, clicando na engrenagem;

5. Clicar em “Ver todas as configurações”;

6. Clicar em “Encaminhamento e POP/IMAP”;

7. Clicar em “Adicionar um endereço de encaminhamento” e inserir o E-mail para cadastro na concessionária que está descrito nos passos 1 ao 3 desde artigo.

8. Clicar em “Ok”;

9. Clicar em “Filtros e endereços bloqueados” e em “Criar novo filtro”;



10. Em De/From adicionar o remetente da mensagem que está enviando as faturas para o seu e-mail e clicar em “Continuar” ou “Criar filtro”;


11. Marcar as duas opções selecionadas abaixo e em “Adicionar endereço de encaminhamento” e inserir o mesmo e-mail do passo 4

12. O filtro deve ficar da seguinte maneira.

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Após realizar um destes métodos para encaminhamento de fatura, sempre que a energisa gerar o relatório vamos está recebendo no nosso e-mail e realizando o upload da fatura na plataforma.

Esses dois métodos vão baixar as faturas que ainda serão geradas, ou seja, as faturas já geradas devem ser feito upload de forma manual.

Para realizar o upload manual da fatura, acesse a aba "Faturas" e arraste o arquivo em PDF para o campo indicado na imagem em anexo. Caso prefira, também é possível clicar no campo e selecionar o arquivo diretamente do seu computador.

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Realizado todos esses processos, a configurações automáticas de download da fatura já está configurada para geração dos relatórios.

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