⚡Fatura por E-mail (Light)
O processo consiste em localizar o e-mail “faturas” disponibilizado na página da unidade na SolarZ e cadastrá-lo no perfil do cliente junto à concessionária. Após esse cadastro, é necessária a ativação da opção de fatura digital, o que inibe a emissão de faturas impressas. A partir desse momento, as faturas passam a ser emitidas mensalmente e enviadas por e-mail para o endereço da SolarZ, sendo posteriormente encaminhadas ao e-mail do cliente.
Passo 1
Esse artigo tem o intuito de auxiliar o integrador a realizar o processo de cadastramento do e-mail da plataforma SolarZ na concessionária, a fim de receber as faturas do cliente e garantir a emissão do relatório detalhado.
Na aba Unidades, localize a unidade desejada. Em seguida, clique sobre o nome da unidade para acessar a página correspondente.

Passo 2
Clique na opção ‘configurações’ e logo depois em ‘cadastrar e-mail’.

Passo 3
Após clicar em Cadastrar E-mail, será exibido um pop-up no qual será possível localizar o endereço de e-mail que deverá ser cadastrado junto à concessionária como fatura digital. Nesse mesmo pop-up, também é possível informar o e-mail do cliente, para que a plataforma encaminhe mensalmente as faturas diretamente a ele. É fundamental marcar a opção Ativar faturas por e-mail para garantir o envio digital.

Observação: A opção “E-mail para cadastro na concessionária” corresponde ao endereço que deve ser registrado como fatura digital junto à concessionária, garantindo o recebimento das faturas. Já a opção “E-mail para receber as faturas” refere-se ao e-mail pessoal do cliente, para o qual a SolarZ encaminhará a fatura assim que seu recebimento for identificado em nossa plataforma.
Passo 4
Após identificar o e-mail destinado ao cadastro como fatura digital, siga o processo abaixo para cadastrá-lo na concessionária. Esse passo é fundamental para que a SolarZ possa ter acesso às faturas do cliente.
Como cadastrar fatura digital na Light
Para cadastrar a fatura digital, acesse a agência virtual do cliente e, na tela inicial, selecione a instalação desejada.

Depois de acessar a página da instalação, selecione a opção ‘Serviços’ no menu superior.

Serão exibidas algumas opções; selecione a opção ‘Fatura Digital’.

Você será direcionado a uma página que explica o que é a fatura digital. Clique no botão ‘Iniciar’ para prosseguir.

Selecione a instalação na qual deseja cadastrar a fatura digital e clique na seta localizada à frente da descrição do endereço, conforme mostrado no print abaixo.

Confirme as informações e preencha o campo ‘E-mail’ com o endereço da Solarz, disponível na página da unidade. Após preencher todos os dados, clique em ‘Prosseguir’.

Selecione a opção ‘Sim’ para confirmar.

Em seguida, confirme novamente o e-mail da Solarz e clique em ‘Concluir’.

Um pop-up de confirmação será exibido na tela; selecione a opção ‘Sim’ e, posteriormente, clique em ‘Concluir’ para finalizar.

Pronto! O cadastro da fatura digital foi concluído com sucesso.

A partir de agora, a Solarz passará a receber por e-mail as faturas desta unidade sempre que a concessionária emitir uma nova fatura.
Uma vez concluído o processo, as próximas faturas serão automaticamente enviadas para o e-mail da SolarZ, não sendo necessário cadastrar as credenciais de acesso da unidade.
É importante ressaltar que esse procedimento garante apenas o recebimento das faturas emitidas a partir da conclusão do cadastro. As faturas anteriores deverão ser inseridas manualmente na plataforma, saiba como: Inclusão das Faturas Anteriores
Vale ressaltar que, se as faturas forem enviadas pela concessionária em formato PDF com proteção por senha, é imprescindível cadastrar essa senha na página da unidade para viabilizar a leitura dos dados pelo sistema. Saiba como cadastrar a senha do PDF: CLIQUE AQUI